Skip to content

Geossintéticos em Taludes sobre Fundações Estáveis (2022)

Para estabilizar taludes em relação a potenciais superfícies de rotura/ruptura profundas utilizam-se geossintéticos de reforço dispostos em camadas horizontais.

O talude reforçado pode ser parte da reabilitação de um talude e/ou ser utilizado para aumentar a resistência dos taludes laterais de aterros.

As camadas de reforço permitem que sejam construídos taludes mais íngremes que no caso de taludes não reforçados. Pode ser necessário estabilizar a face do talude (particularmente durante a colocação e a compactação do solo) utilizando-se reforços secundários mais curtos e com menor espaçamento e/ou dobrando os materiais de reforço de modo a envolver a face. Na maioria dos casos, a face do talude deve ser protegida contra a erosão. Isto pode requerer a colocação de geossintéticos, tais como geocélulas de pequena altura preenchidas com solo ou geomalhas/geomantas relativamente leves, que geralmente são utilizadas para facilitar a fixação da vegetação. A figura abaixo mostra que pode ser necessário um dreno para eliminar forças de percolação no maciço reforçado….